segunda-feira, 28 de março de 2011

Cristo Jesus: Nosso Senhor e Nosso Salvador



20º Dia da Caminhada da quaresma 2011


Evangelho Segundo São Lucas 4,24-30


“Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.”



Nesta passagem bíblica de Jesus em Nazaré, observamos também que Ele, encontrava-se na Sinagoga em um sábado, lendo as Escrituras Sagradas, o livro do profeta Isaías em que diz: “O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo”. Assim, fechou o livro e concluiu:. “-hoje se cumpriu a passagem das escrituras sagradas que vocês acabaram de ouvir”. Muitos o elogiaram e admiraram, mas não O reconheceram como o Messias e sim como mais um entre o povo. Questionando-se “- Ele não é filho de José?”. A não aceitação das suas palavras, em não reconhecê-lo me faz pensar no quanto muitas vezes não enxergamos e nem ouvimos a voz de Deus por estarmos tão fechados em nossos pensamentos, vivendo sobre os nossos pedestais e costumes, que não abrimos o nosso coração a verdadeira sabedoria, assim como estes que estavam na sinagoga . Ao confrontá-los, Jesus, cita o exemplo dos profetas Elias e Eliseu que também sofreram com a descrença do povo em sua época, levando a uma rejeição ainda maior por terem sido comparados a um povo infiel ,indo de encontro a tudo que eles imaginavam ser, aumentando ainda mais o furor.

Quantas vezes a palavra de Deus vem nos tocar de tal forma que nos faz enxergar a inércia em que nos encontramos... nos faz sentir o conformismo em que estamos vivendo frente a tudo que esteja nos impedindo de caminhar. E também por tantas vezes “acreditamos” que determinada palavra não seja para nós e sim para quem esteja tão próximo ou tão longe... Pela não aceitação de quem realmente somos pelo conservadorismo insuflado em nosso EU, em não querer escutar aquilo que realmente precisamos ouvir, em não nos dispormos à verdadeira conversão que brota no coração e se faz no dia a dia pelo convívio com Cristo em todas as ações de nossas vidas, O tendo como Nosso Salvador, Mestre e Amigo, tesouro da nossa alma

Cristo Jesus, mais uma vez, nos ensina que a misericórdia de Deus é grande para todos aqueles que se
entregam, acreditam e confia de todo o coração no Pai.


Frente a todos esses pensamentos me pego refletindo no quanto estou aceitando e sendo fiel a palavra,o quanto estou caminhando e O seguindo quando me pede para amar meus inimigos, pois que mérito terá em amarmos só a quem nos ama?! ( Mateus 5,44-46 ) a ser misericordiosa,(Mateus 5,7) a não julgar (Mateus 7),a perdoar( Mateus 6,14), A dar a outra face, deixar que leve a minha túnica também quando me tomam a capa (Lucas 6,29), a amar o meu próximo, assim como ELE me ama...(joão15,12) E no quanto estou deixando O viver em mim, pois sozinha não há caminho, não há compreensão é tudo vazio, folha seca no chão...


“ - JESUS Disse: ... Quem está em mim e eu nele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os galhos secos que são juntados e queimados. Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, receberão tudo o que pedirem... O meu amor por vocês é como o amor do Pai por mim; portanto, continuem no meu amor. Se obedecerem meus mandamentos, vocês continuarão no meu amor, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e continuo no seu amor...” João 15,5-10


Senhor Jesus,


Entrego-te o meu coração, purifica-me no seu amor para que eu possa caminhar cada vez mais junto a TI,


Pai Nosso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário